Você está em: Home -> Artigos -> Formação para músicos: quais são minhas prioridades?
Formação para músicos: quais são minhas prioridades?

Formação para músicos: quais são minhas prioridades?

14.09.2010
closeThis post was published 3 anos 11 meses 16 dias ago which may make its actuality or expire date not be valid anymore. This site is not responsible for any misunderstanding.

Tantos ministérios e bandas têm se perdido por não saberem definir suas prioridades. Qualquer área de nossa vida sem prioridade desanda. Vivem sem prioridades é viver sem disciplina. Uma vida sem a disciplina trazida pela priorização, corre sério risco de ser vivida erradamente, onde investimos tempo naquilo que não edifica e não irá nos trazer o retorno esperado. O assunto tende a piorar quando o trazemos à ótica do serviço a Deus. Um dos serviços dentro da Renovação Carismática Católica é feito pelos Ministros de Música. Fiz questão de classificá-los assim, pois ser um Ministro é muito mais que ser um simples músico. Classificar alguém que foi separado pelo próprio Deus apenas pelo seu dom técnico, é subestimar esta escolha, tornando-a apenas um “servicinho” ou um “passa tempo” e não um ministério. Para priorizar algo eu preciso, antes de qualquer coisa, entender a real importância de cada uma das coisas com as quais tenho convivido diariamente. Sem esta classificação é impossível qualquer atitude de priorização.

Tantos irmãos ministros de música têm se gastado em prol de objetivos tão vazios que fica nítido que ali faltou formação e consequentemente prioridades. Tantos ministros de música têm feito de seus CDs, composições e shows seu maior tesouro e marca registrada. Tantos “ministérios” têm usado com má fé a imagem da RCC e também da Igreja de Cristo com objetivos egoístas de crescimento próprio e até mesmo de enriquecimento material. O Grupo de Oração deixou de ser prioridade na vida de muitos irmãos chamados ao Ministério de Música. Muitos ministérios nascem com o total apoio operacional, financeiro, formacional e principalmente espiritual de um Grupo de Oração e consequentemente da Renovação Carismática Católica, pois não há como falar de Grupo de Oração sem falar de RCC, ainda mais que não existe RCC sem Grupo de Oração! E depois de nascerem com total apoio da RCC, através de sua célula mais viva e importante que é o Grupo de Oração, estes ministérios simplesmente debandam e renegam todas as raízes, deixando os grupos sedentos e sem música. Uma das faces mais chamativas da RCC é sem dúvidas a música. Arrisco-me a dizer que a música tem sido uma face de queda para muitos grupos também, devido a atitude mesquinha e egoísta de alguns irmãos que não aprenderam o básico: a traçar suas prioridades.

Qual seria a prioridade de um músico, que serve a Deus dentro de um Grupo de Oração? A resposta é: a prioridade do músico deve ser o Grupo de Oração e tudo que o cerca, como: vida de oração, Eucaristia, obediência e amor à Santa Mão Igreja Católica Apostólica Romana, vivência sacramental, amor à Palavra e Deus e por aí vai. Se um servo de Deus não vive sobre estes pilares, ou seja, se ele vive fora do grupo de oração, sinceramente este servo não pode dizer ou usufruir da imagem da RCC pois isso seria agir de má fé. É muito fácil um ministério de música crescer dentro de um grupo de oração e depois, simplesmente abandonar tal grupo sem antes ter formado pessoas para os substituírem. Os músicos se vão e com eles se vai parte da “vitrine” de um grupo de oração que é a musicalidade inspirada pelo Espírito Santo. Não estou afirmando que um grupo de oração irá acabar se não tiver música. Um grupo só acaba se Deus assim o quiser. Porém os ministérios de música que têm “crescido” e abandonado os grupos de oração nem sempre o fazem por vontade de Deus, pois o Senhor não descobre um santo pra cobrir outro. O que tem acontecido com frequência é a total falta de prioridade que leva a uma maior falta ainda de comprometimento por parte destes ministros, que colocam tantas outras coisas e situações na frente dos planos de Deus e que acabam se perdendo por completo. Vejo muitos ministérios gravando seus CDs, evangelizando fora de suas dioceses, alçando voos cada vez mais altos, porém nem todos sabem lidar com isso. Tudo isso é importante e deve ser buscado e priorizado pelo ministério de música, porém em seu devido lugar: sempre atrás dos planos de Deus e nunca na frente! E o maior plano de Deus para a RCC é que os Grupos de Oração tornem-se local de um novo e perene Pentecostes em cada uma das reuniões de oração! E o Ministério de Música é parte integrante disso! Se a prioridade do ministro de música não for ser um instrumento poderoso nas mãos de Deus, então as prioridades precisam ser revisadas com certeza. Tantos ministros de música tornaram-se meros músicos e nem têm mais frequentado seus grupos de oração com o pretexto de que têm tido muitas missões. Missões em nome de quem? Enviadas por quem? Como alguém que não comunga da espiritualidade da RCC pode sair por aí falando em nome da RCC? A isso dá-se o nome de desobediência.

Portanto, amigos ministros de música, está na hora de assumirmos nosso posto de escolhidos de Deus e deixarmos de inventar pretextos para fugir dos planos deste mesmo Deus. Chega de vivermos à margem daquilo que nos ensina a RCC. Chega de priorizarmos tantas outras coisas fora do plano de Deus para nós. Chega de imitarmos tantos músicos que se dizem de Deus e em nome desta falsa evangelização passam meses sem a Santa Eucaristia, semanas e mais semanas mergulhados em turnês onde o único objetivo é mostrar suas técnicas. A técnica sozinha não salva ninguém. O que salva é a comunhão divina entre técnica e unção. Isso sim transforma o músico em Ministro de Deus, apto a evangelizar não com seu som, mais com sua vida! Por isso sonhe bastante em seu ministério, mais antes permita que os sonhos de Deus sejam sonhados também por vocês. E o sonho de Deus é que o Espírito Santo se espalhe por todo o mundo fazendo com que Jesus Cristo seja amado, adorado e conhecido! Não se deixe enganar! Volte para seu grupo de oração enquanto há tempo!

Deus o abençoe!

Paz e bem!

Alan Cota.
Conselheiro Arquidiocesano da RCC de Vitória-ES
Padrinho do Ministério de Música Arquidiocesano.
Link original deste conteúdo: http://alancota.net/site/formacao-quais-sao-minhas-prioridades/


Tags: , , , ,

Comentários:

  • Paulemir - 14.09.2010 às 18:48

    Alan,

    Não te reconheço mais meu camarada,ta mandado bem, Deus abeçoe sua palavras,so pode falar de musico quem passa as experiências em Deus que passamos juntos, ufa..

    As pessoas falam de minha pessoa”TA SUMIDO EM PAULEMIR”
    to nada, Deus ta sonhando comigo no meu Grupo de Oração Bom Jesus onde vejos Graças e Benção, Palco, deixo essa coisa para os “ARTISTA”.

    Continua firme, Deus te Abençoe vc sua familia

    Deixa eu correr que hoje tem GO.

    Paulemir
    Servo de Deus
    SAX/GAITA

  • Braulio Távora - 14.09.2010 às 17:54

    Não precisa falar mais nada, falou tudo irmão, como conselheiro confirmo essa experiencia de aumento de músicos e diminuição de ministros de música, e tenho certesa que Deus quer e nossos grupos de Oração precisam é de ministros de música.
    Assim seja.
    Amém
    Braulio

  • Gleibis Quadra - 14.09.2010 às 0:35

    Confirmo essas colocações de nosso irmão Alan e assumo o compromisso de fazer do meu servir na música no meu Grupo de Oração minha prioridade. Peço a Deus a graça de que todos os ministros de música estejam a bertos a moção de ministrar no sobernatural de Deus, segundo os seus desiginios. Assim como Maria que possamos todos juntos dizer: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.” Lc 1,38

    Santa Cecília, rogai por nós!

    Gleibis Quadra
    GO Luz Divina – Cariacica

  • anielze araujo santos - 14.09.2010 às 18:58

    infelizmente muitos ministros de musica esqueceram suas prioridades caminham por vaidades e humilham os outros principalmente quem chega.não ensaiam e cobram demais sem explicaçoes riem da inesperiencia do outro.da insegurança quando deveriam da apoio e levar-lo ao encontro pessoal com o senhor atraves dele.acaba por afastar e traumatizar o outro.é importante a formaçao e esse cuidado com o outro.como falo que Deus é amor se menosprezo aquele que chega meio inseguro e sem experiencia.nada que nao seja superado com o apoio e a paciencia do que esta la.pense nisso e transformem a mentalidade de muitos que acham que so eles sao bons em tudo e esquecem que o espirito santo age e faz onde ele quer e quando quer.

  • Fabianna Maria - 14.09.2010 às 3:28

    NOssa que texto! Falou tudo ;)

  • Fabianna Maria - 14.09.2010 às 3:32

    NOssa que texto! Só a verdade nada mais que a verdade.
    Você ministro de música de grupo de oração compartilhe com seus irmãos. #compartilhe!

  • Fabianna Maria - 14.09.2010 às 3:38

    NOssa que texto! Triste pensar que muitas muitas vezes temos passado por isso, e o que é dito aqui é só a verdade nada mais que a verdade! #tomoposse
    Você ministro de música de G.O compartilhe com seus irmãos. #compartilhe! Anna Gabriella Vasconcelos,Cayo Medeiros,Ronaldo Rodrigues Nascimento,Jadson Cantuare.

  • Fabianna Maria - 14.09.2010 às 3:45

    NOssa que texto!! Triste pensar que muitas muitas vezes temos vivido isso… Escrito aqui, só a verdade nada mais que a verdade! #tomoposse
    Você ministro de música de G.O compartilhe com seus irmãos. #COMPARTILHE!

  • Fabianna Maria - 14.09.2010 às 3:51

    NOssa que texto!! Manos, triste pensar que muitas muitas vezes temos protagonizado essa realidade…
    Escrito aqui, só a verdade nada mais que a verdade! #tomoposse
    Você ministro de música de G.O compartilhe com seus irmãos. #COMPARTILHE!
    Anna Gabriella Vasconcelos,Cayo Medeiros,Ronaldo Rodrigues Nascimento,Jadson Cantuare,Fabya Martins Silva,Danylo Luz,Fabio Ferreira,Márcio Miranda Brito,Nayana Brunio de Aguiar,Leandro Barros de Moura.

  • Fabianna Maria - 14.09.2010 às 16:25

    Raquel Soares Borges;Ana Mariana Araújo,Maria Vanessa Lopes,Nilton Nilton,Adjair Junior Brito Souza,Zaquiel Bezerra Bezerra.

  • Fabianna Maria - 14.09.2010 às 16:28

    Joan Alessandro,Géssika Teixeira,Clênia Aguiar,Iana Brilhante.

  • Ana Mariana Araújo - 14.09.2010 às 17:36

    Realmente, o texto é muito bom, fabi! Muito mesmo! E uma ótima formação para os ministros de música dos grupos de oração da RCC. De forma particular, eu penso que precisamos ter em mente o cumprimento da vontade de Deus, a obediência e o serviço à Igreja e aos irmãos. E procurar afinar nossos ouvidos para isso, não nos fechando ao sopro do Espírito (pois Ele sopra aonde quer), tendo muito cuidado para não "engessá-lo". Santa Catarina de Sena fala: "Se fordes o que deveis ser, incendiareis o mundo todo". Acho que é isso sabe… Temos que ser aquilo que fomos criados para ser. Lembrando sempre que nós somos só os ramos e fora da videira, não damos frutos (Jo 15). O que eu mais compartilho e acredito desse texto é isso aqui: "Chega de imitarmos tantos músicos que se dizem de Deus e em nome desta falsa evangelização passam meses sem a Santa Eucaristia, semanas e mais semanas mergulhados em turnês onde o único objetivo é mostrar suas técnicas. A técnica sozinha não salva ninguém. O que salva é a comunhão divina entre técnica e unção." =) Eis minha humilde opinião =) Xeru, Fabi. Obrigada pela dica!

  • Nayana Brunio de Aguiar - 14.09.2010 às 18:11

    Realmente falou muito… penso que esse artigo é de uma riqueza tão grande e profunda que merece ser debatido na formação do ministério de música. Merece ser compartilhado

  • Raquel Soares Borges - 14.09.2010 às 19:59

    Texto muito bom querida! Obrigada por compartilhar conosco! Deus te abencoe!

  • Marcia Dias - 14.09.2010 às 22:48

    Eu amo Grupo de Oração, sou Renovação Carismática Católica, graças a Deus !


Nome


E-mail






Eventos
Missão RCCBRASIL
Pedidos de Oração
Mural de Recados
Victor Vidal Mte
30.03.2014 - Domingo
Manoela Ferreira .. obrigado manú..
Manoela Ferreira
30.03.2014 - Domingo
linda musica e lindo vídeo.............
pedro bernardo dos santos
24.02.2014 - Segunda-Feira
OLA PAZ E BEM IMAOS MUITO AMADOS EM CRISTO OREM COM MUITO AMOR E CARINHO PARA O MAIS NOVO GRUPO DE ORACAO DE SERRA COM O NOME PORTA DO CÉU DEUS VUS ABENCOE.
pedro bernardo dos santos
24.02.2014 - Segunda-Feira
eu pesso oracoes para o mais novo grupo de oracao da serra porta do céu que Deus vus abencoe a todos os irmaos.
Suzi Matias Porto
14.02.2014 - Sexta-Feira
Bom dia, povo de Deus! Nosso Vinde e Vede 2104 está chegando, vamos lotar ainda mais o pavilhão de Carapina, convide seus familiares e amigos, tenho certeza que todos vocês saíram de lá renovados assim como eu, muito bom! Até dia 1. MUITO ANSIOSA...
Twitter
YouTube
Facebook
Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Vitória-ES
Vitória | Espirito Santo
Clique aqui e fale conosco
Copyright 2014 - Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Vitória-ES - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Agência Católica | Baseado no Wordpress
Website desenvolvido por Agência Católica
Qualidade e Profissionalismo a Serviço de Deus
Plugin from the creators of Brindes :: More at Plulz Wordpress Plugins